segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Tio Sam e o Haiti




Urubus nesta carniça
Na tragédia natural
A miséria tão geral
Desespero sempre atiça
Tio Sam velha premissa
Dispensando o ti-ti-ti
Pobre gente ai de ti
Ante a cena tão dantesca
TIO SAM E SOLDADESCA
OCUPANDO O HAITI

Quer assim mostrar serviço
E mostrar pra cucaracha
Que o império atarraxa
No seu velho compromisso
Ban Kim Moon parece omisso
Nem protesto em piti
Tio Sam te prometi
Resistência quixotesca
TIO SAM E SOLDADESCA
OCUPANDO O HAITI

Os soldados de Caxias
Como tropas pacifistas
A mandar seus reservistas
Pra ocupar tais cercanias
Haiti teus tristes dias
Ao passado remeti
E no verso me meti
Pois miséria é animalesca
TIO SAM E SOLDADESCA
OCUPANDO O HAITI

Argumento a insegurança
Entre os haitianos
Os fuzis americanos
Vão aí entrar na dança
Falta pão pra dar sustança
No diz o Itamaraty
Nessa tecla que bati
Da miséria tão grotesca
TIO SAM E SOLDADESCA
OCUPANDO O HAITI


Pois a força militar
Tropas desta ocupação
Os desejos do falcão
Vai a força destacar
Pra esse povo ajudar
Nisso tudo eu refleti
Argumento eu rebati
Com memória muito fresca
TIO SAM E SOLDADESCA
OCUPANDO O HAITI

Tio Sam com militares
Com seus M-16
Por ali em outra vez
Nuvens negras nestes ares
Lá ruíram muitos lares
No cordel não omiti
A mentira eu combati
Sem falar forma burlesca
TIO SAM E SOLDADESCA
OCUPANDO O HAITI


No país tanta pobreza
Ante a gana imperial
Do Haiti colonial
No presente é sem riqueza
Um poder de vil torpeza
Isso eu nunca desmenti
No cordel tudo eu senti
Não foi coisa pitoresca
TIO SAM E SOLDADESCA
OCUPANDO O HAITI

O exército e a marinha
E a nossa força aérea
Conhecendo esta matéria
Da miséria mais daninha
O meu verso nesta linha
Versejando então parti
Ao falar me intrometi
Contra elite nababesca
TIO SAM E SOLDADESCA
OCUPANDO O HAITI


Seu Obama vai mostrar
Toda cara o império
Falador e muito sério
Mas com força militar
Se o Irão vai atacar
Por a paz num ataúde
Vai fardar a juventude
Pois tem medo do terror
Tio Sam muda de cor
Mas não muda de atitude

No Haiti tão destruído
São dez mil e bem armados
Para ali manda soldados
Com um intento imbuído
Tio Sam tão bem nutrido
No Haiti tem quem ajude
Na realidade rude
Toda fome o estupor
Tio Sam muda de cor
Mas não muda de atitude

Sem estado palestino
Duas guerras no cenário
Haiti sendo cenário
É cruel triste destino
Mas Obama é paladino
À justiça sempre alude
Um abismo qual talude
Nos separa meu senhor
Tio Sam muda de cor
Mas não muda de atitude

No Iraque tantas mortes
Fogo no Afeganistão
Talebãs no Paquistão
Essas são as tristes sortes
Haiti sofrendo cortes
Desespero ali tem grude
Que o futuro assim desnude
O império do opressor
Tio Sam muda de cor
Mas não muda de atitude

São dez mil bem equipados
Pra mostrar seu poderio
O império em desvario
Pôs ali encastelados
Seus milicos bem treinados
De sangrar já fez açude
No Irã que tem Marmhoud
Pensa ser interventor
Tio Sam muda de cor
Mas não muda de atitude

Seu Obama tem a CIA
Tem marines de montão
Tem ogiva e avião
E tem forte economia
Se Obama negocia
Mas a mim nunca me ilude
Fiz meu verso como pude
Num cordel e um trovador
Tio Sam muda de cor
Mas não muda de atitude.

São dez mil bem equipados
Pra mostrar seu poderio
O império em desvario
Pôs ali encastelados
Seus milicos bem treinados
De sangrar já fez açude
No Irã que tem Marmhoud
Pensa ser interventor
Tio Sam muda de cor
Mas não muda de atitude

Seu Obama tem a CIA
Tem marines de montão
Tem ogiva e avião
E tem forte economia
Se Obama negocia
Mas a mim nunca me ilude
Fiz meu verso como pude
Num cordel de um trovador
Tio Sam muda de cor
Mas não muda de atitude.

Nossas tropas diferentes
Que ali por convocadas
Companheiras nas jornadas
Labutar em tantas frentes
São as tropas diligentes
Por ali levam saúde
Em busca de que transmude
Um presente aterrador
Tio Sam muda de cor
Mas não muda de atitude

Seu Obama qual a raça
Qual o sangue dos irmãos
Se está em suas mãos
A verdade ou a trapaça
A ventura ou a desgraça
Muita “hangry” ou muito “food”
É xerife ou Robin Wood
Libertário ou só feitor
Ou só fez mudar de cor
Sem mudar de atitude?

Nenhum comentário: