Projeto de casa grande nós temos ,está aí desde 1500, intocável,o que se faz no Brasil hoje é uma manipulação populista pra acalmar a revolta social,esse modelo tem prazo de validade,as demandas sociais crescem em ordem exponencial e eles dão esmolas em escala linear, as curvas divergem muito.
O modelo de tampão populista, é saída contra uma ruptura do status quo,o bom e velho pacto de elites, que o grande Nelson Werneck Sodré tão bem descreveu:façamos a revolução antes que o povo a faça.
Fizemos nossa independência pondo no poder o filho do nosso opressor português,sem ruptura.
Fizemos a república, mantendo os vícios do império, sem mexer no modelo econômico,a revolução de 30, manteve a exploração das massas, fez somente a mudança do eixo de dominação internacional, mudando para mãos americanas nossa dependência.
A redemocratização depois do estado novo se fez seguindo ditames da guerra fria, com o sistema de espoliação das massas intocado.
Quando o povo finalmente se organiza e questiona o modelo e Goulart sinaliza com mudanças tímidas da matriz social e produtiva , uma ditadura vem e acaba com tudo.
E aqui estamos nós , sem reforma agrária, sexta economia do mundo com o 56º índice de IDH do mundo, isso é insustentável a longo prazo para criar um país de ponta. Até quando o tampão de medidas populistas paliativas vai permanecer?
Nenhum comentário:
Postar um comentário